A técnica de ILIB (intravascular laser irradiation of blood) consiste na irradiação intravascular do sangue por meio da aplicação contínua e direta de laser terapêutico de raio vermelho com baixa frequência na região da artéria radial, com a finalidade de prevenir a ação dos radicais livres de oxigênio, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e consequentemente dos tecidos, de forma a combater doenças como diabetes, alto nível de colesterol, hipertensão, artrite, artrose, processos inflamatórios, dores crônicas e dificuldade de cicatrização.
A terapia de ILIB possui ação vasodilatadora, aumenta a oxigenação do sangue, nutre os tecidos, remove toxinas e melhora o processo de homeostase.
Trata-se de uma técnica não invasiva, indolor e sem efeitos colaterais.
Para a realização da terapia, utilizam-se uma pulseira específica e um aparelho de laser de baixa potência que, acoplado a essa pulseira, irradia luz vermelha contínua e diretamente na artéria radial.
A irradiação do sangue com luz vermelha ativa os fotorreceptores de luz que estão localizados nas mitocôndrias, promovendo o aumento e a liberação de ATP (adenosina trifosfato) e, através disso, a estimulação e o incremento dos processos metabólicos.
Desse modo, a técnica de ILIB, além de combater os radicais livres, também aumenta a microcirculação e o transporte de oxigênio e de nutrientes nos tecidos.
Benefícios da terapia de ILIB
A terapia de ILIB tem efeito antioxidante. Quando a luz do laser é absorvida pelo sangue, favorece a incrementação e síntese de superóxido dismutase (SOD), que é a principal proteína fisiológica que regula o sistema oxidativo corpóreo.
O aumento no nível de SOD protege e reduz o ataque às células beta do pâncreas.
Também evita a peroxidação lipídica, sobretudo a oxidação de LDL (“colesterol ruim” – lipoproteína de baixa densidade).
A aplicação de ILIB proporciona ainda efeito analgésico e anti-inflamatório e controle (redução) das sensibilidades dolorosas, além de aumentar a capacidade circulatória do sangue.
Diminui a agregação plaquetária, promove vasodilatação e melhora a oxigenação do sistema imunológico e a performance metabólica do organismo.
Esses efeitos terapêuticos da terapia de ILIB proporcionam sensação de relaxamento e bem-estar e favorecem o rejuvenescimento e a qualidade de vida.
Indicações e protocolo de uso da terapia de ILIB
A técnica de ILIB pode ser utilizada em casos de doenças do sistema respiratório (asma, alterações desencadeadas pelo fumo), diabetes e sua complicações, doenças inflamatórias, doenças cardiovasculares (infarto e angina), doenças do sistema vascular periférico e cicatrização em geral, prevenção de envelhecimento cutâneo e combate aos radicais livres.
Contudo, de acordo com a literatura científica, os tratamentos com ILIB foram parametrizados com base em ciclos cardíacos (ciclo cardíaco é o conjunto de atividades relacionadas ao fluxo e pressão sanguíneos que ocorre no organismo desde o início de um batimento cardíaco até o próximo batimento).
Assim, as possibilidades de tratamento foram agrupadas por similaridade, definindo-se quantos ciclos são necessários para cada protocolo.
É importante ressaltar que, nos protocolos sugeridos, os tratamentos são realizados com laser terapêutico vermelho (diodo semicondutor, que proporciona o comprimento de onda de 660 nm e 100 mW de potência, com fibra óptica de 1.000 micras – Therapy ILIB e Therapy EC – DMC).
A regulação dos tratamentos está detalhada de acordo com o seguinte organograma: pediatria – 5 ciclos, preventivo – 10 ciclos, analgésico, anti-inflamatório, autoimune e degenerativo – 25 ciclos, cicatrizante, respiratório, circulatório e digestivo – 20 ciclos e estético – 15 ciclos.
O ILIB é uma nova terapia que possui ampla gama de aplicação para as mais variadas condições clínicas, apresentando resultados positivos com ausência de contraindicações.
Contudo, acredito que o ILIB seja mais uma excelente ferramenta de fotobiomodulação usada como terapia e, como um todo, para a área de saúde.
Francimara Moreira – Terapeuta integrativa, com vasta experiência em tratamentos alternativos não invasivos, como bioterapia, massoterapia, biomagnetismo medicinal, desbloqueio emocional magnético e programação bioenergética aplicada.
Referências bibliográficas
Pretel, Hermes. Laser sistêmico: desvendando o protocolo da técnica Ilib, 23 de maio 2021.
Carvalho, Karina. Criadora do Método 4K.
Meneguzzo, Daiane. Habilitação em Laser Slmandic.