Ho’oponopono: sabedoria ancestral que presenteia seus praticantes com um novo subconsciente

Crenças limitantes e memórias traumáticas podem ser apagadas através do método havaiano que oferece aos seus praticantes a tão sonhada oportunidade de fazer tudo diferente.

Trata-se do ho’oponopono da identidade própria, uma filosofia de origem havaiana que promove a eliminação de padrões negativos armazenados na mente subconsciente, cujos pilares são: ACEITAÇÃO, PERDÃO, AMOR e GRATIDÃO.

Temos aqui uma poderosa ferramenta de limpeza emocional que consiste na repetição contínua das frases: SINTO MUITO! POR FAVOR, ME PERDOE! SOU GRATO! TE AMO! No decorrer deste artigo vamos falar mais sobre as frases e explicar o significado de cada uma delas.

Longe de ser uma terapia convencional, o ho’oponopono é um estilo de vida, um movimento de puro amor e acolhimento, que pode ser aprendido e praticado por qualquer pessoa, pois, afinal, amor não tem contraindicação.

Há muitas dúvidas em torno da filosofia e a questão religiosa é uma das mais comuns. Não. Definitivamente, não se trata de religião. Estamos falando de uma filosofia de vida que exala cura e amor incondicional.

Hoʻoponopono é junção das palavras: ho’o = causa e ponopono = perfeição, que unidas significam corrigir um problema, tornar certo o que está errado. Essa filosofia de nome estranho e quase impossível de ser guardado no primeiro momento tem a missão de auxiliar seus praticantes nessa jornada de correção de padrões e memórias negativas.

A lição mais poderosa oferecida aos seus praticantes é que cada pessoa é 100% responsável pelas experiências que vivencia, sejam elas positivas ou negativas. Esse processo de aceitação elimina o sentimento de culpa e ressentimentos, tirando a pessoa de um estado queixoso e vitimizado e levando-a para um estado pleno de empoderamento, gratidão e liberdade.

O hoʻoponopono da identidade própria trabalha na eliminação de memórias negativas e traumáticas que geram sofrimento e bloqueiam a vida do indivíduo, atuando diretamente na raiz do problema (subconsciente). A prática diária e contínua direciona o praticante por um caminho de amor, compaixão e autoperdão. Sem data e hora marcada, a manifestação de cura é sutil e acontece de forma gradativa e inesperada, como se fossem pequenos milagres manifestados a todo instante. Não se preocupe, quando acontecer você vai saber.

A origem do hoʻoponopono

Por muito tempo, esse ritual de limpeza mental e espiritual foi praticado exclusivamente pelos xamãs havaianos, os kahunas. A ruptura dessa fronteira ocorreu na metade do século passado pelas mãos de Morrnah Nalamaku Simeona, uma descendente kahuna e figura importantíssima nessa nova versão do ho’oponopono da identidade própria que ganhou o mundo.

A fama internacional veio depois, pelas mãos do Dr. Ilhaleakala Hew Len, psiquiatra que ganhou notoriedade ao curar internos de um hospital psiquiátrico, sem ter qualquer contato pessoal com os presos. Tudo foi feito a distância através de uma profunda limpeza com o ho’oponopono. O feito chamou a atenção de Joe Vitale, guru norte-americano que integra o elenco do filme O Segredo. Além de ter uma história linda de cura e superação com o ho’oponopono, Joe conquistou o privilégio de trabalhar ao lado do Dr. Hew Len e de escrever um livro com ele. O best-seller Limite Zero tornou-se uma referência mundial sobre ho’oponopono.

Memórias negativas desconhecidas podem interferir e limitar o momento presente

Acredite: por trás de toda experiência que você vivencia existe uma memória positiva ou negativa impulsionando a situação. É como se você olhasse o presente através de um óculos com as lentes sujas pelas manchas do passado. De maneira inconsciente, essas memórias são acionadas influenciando suas atitudes e afetando diretamente seus resultados, podendo gerar um padrão negativo de repetição.

A finalidade do ho’oponopono é justamente essa: libertar você dessas memórias invisíveis que se tornaram obstáculos na sua vida, para que possa trilhar um caminho mais leve e fluido.

O caminho da purificação

Para que a limpeza aconteça é preciso acionar as memórias carregadas pela criança interior (unihipili). Esse acesso é um trabalho conjunto entre mente consciente (uhane) e mente superconsciente (aumakua).

Funciona assim: através do consciente fazemos a petição ao Divino Criador e, a partir disso, uma energia é liberada que acessa o nosso superconsciente provocando a purificação dos padrões mentais negativos ali instalados.

Quando isso acontece, nossa mente supraconsciente (aumakua) envia a petição (pedido) ao infinito e a energia flui para a limpeza. E, como já explicado anteriormente, não se preocupe com o quando e como isso irá acontecer. Deixe que tudo siga seu caminho natural.

Como praticar e as ferramentas complementares

A prática do ho’oponopono consiste na repetição contínua das quatro frases apresentadas no início deste artigo: SINTO MUITO! ME PERDOE! SOU GRATO! TE AMO!, cujos significados estão descritos a seguir.

SINTO MUITO! Porque eu ignorava que essa memória existia dentro de mim e por tudo que ela pôde ter causado de dano até agora, quando tive conhecimento de que ela estava em mim.

ME PERDOE! Por não saber que eu estava criando essa situação. O perdão solta a culpa, transmuta a dor e faz restabelecer a paz.

SOU GRATO! Por esse acontecimento. Através dele eu tive a oportunidade de tomar consciência dessa memória perturbadora e indesejável, permitindo-me limpá-la e libertá-la.

TE AMO! Amo você, a história como se fez, a vida e a mim mesmo, apesar de tudo o que aconteceu (o amor libera a energia que estava estagnada).

Mas PARA QUEM estamos dizendo as frases?

Acabando com o mistério, revelo que essas frases são ditas a si mesmo. Talvez você e todas as outras pessoas esperassem uma revelação hollywoodiana, digna de uma indicação ao Oscar de melhor roteiro. Lamento decepcioná-lo com tanta simplicidade, mas é isso. As quatro frases são ditas a si mesmo, à sua Divindade Interior, num profundo e amoroso diálogo interno de autoperdão e autocura.

Esse processo de repetição lhe ajudará a reconhecer e aceitar os fatos como ocorreram, para ENFIM se libertar de toda culpa e de toda mágoa, recuperando sua paz interior e conquistando a tão desejada felicidade.

Dentro da filosofia do ho’oponopono existem outras ferramentas que ajudam os praticantes a tirar melhor proveito da experiência, como petições de limpeza, prece de purificação, água solar azul, lápis com ponta de borracha e até jujubas. Essa última é maravilhosa quando se está trabalhando a criança interior.

Todas essas ferramentas são caminhos de puro amor e acolhimento que potencializam a purificação, sempre considerando quatro realidades distintas: a mente consciente, a mente subconsciente, a mente supraconsciente e a inteligência divina.

Padrões comportamentais também ficam gravados em nossas células

A limpeza através da água solar azul (garrafa de vidro azul com água exposta à luz do sol) vai além das nossas memórias e emoções. Ela auxilia na eliminação das toxinas do nosso corpo físico.

Quando ingerimos a água solar azul, ela realiza a liberação da energia negativa associada. É como se a água pudesse verbalizar dentro do nosso corpo as frases: SINTO MUITO, EU TE AMO!

Benefícios do ho’oponopono

Crenças limitantes e memórias tóxicas podem ser varridas da mente e o ho’oponopono realiza essa liberação com excelência e perfeição. Isso acontece porque a filosofia nos ensina a trabalhar a causa que está atuando na origem da “memória”. Com a prática constante, a emoção travada que está gerando desconfortos (medos, culpas, inseguranças), doenças físicas, escassez e sofrimento é liberada!

Vivenciar a filosofia do ho’oponopono inclui a experiência de reconhecer sua criança interior, uma parte de você extremamente importante e decisiva na sua jornada de purificação, que precisa ser acolhida e amada.

O processo de limpeza de memória oferece aos seus praticantes a desejada oportunidade de fazer diferente. É como se você estivesse nascendo de novo e educando-se sozinho, sem a influência de crenças e valores de outras pessoas e sem as sequelas das experiências negativas.

Você aprende a reconhecer obstáculos mentais que bloqueiam seu caminho, deixando sua mente livre para manifestar prosperidade e abundância em todas as áreas.

Aprende ainda a exercer a gratidão e o amor por si mesmo através do autoperdão. Isso vai liberar emoções de dor e sofrimento para que você possa alcançar a tão sonhada paz interior.

Você também se livra de preocupações inconscientes, dando início a uma profunda jornada de restauração e harmonização dos seus pensamentos e criando uma nova percepção da vida e da sua história.

Ho’oponopono: efeitos sobre as doenças físicas

Doenças físicas não surgem do nada. Sendo assim, voltamos ao ponto: se a doença está na vida de uma pessoa, é porque ela a criou, ela a atraiu…

A prática contínua e bem direcionada torna-se uma poderosa aliada ao tratamento médico de qualquer doença, pois o corpo físico sempre responderá positivamente a qualquer tratamento quando a alma e o coração estão saudáveis.

Estudos científicos já comprovaram que o PERDÃO, um dos pilares do ho’oponopono, pode salvar uma vida. Ou seja, um indivíduo limpo de memórias negativas, livre de rancores, culpas e ressentimentos, pode se curar seja lá do que for!

No entanto, é preciso entender que esse é um trabalho conjunto. A jornada em busca das respostas internas através do ho’oponopono não pode, em hipótese alguma, substituir o tratamento médico convencional. Para que haja o sucesso da missão, esse trabalho deve ser realizado em conjunto. Objetivamente funciona assim: enquanto um cura o corpo o outro, no caso a própria pessoa, cura a mente e o coração.

O segredo do sucesso

É importante que o praticante de ho’oponopono (quer seja o paciente ou o próprio médico ou terapeuta, pois afinal essa prática pode e deve ser aplicada por todos), não fique esperando que o resultado seja imediato.

Lembre-se: você está curando e cuidando da sua história e não batendo um leite com café ou chocolate instantâneo. Percebe?

É como plantar a semente de uma maçã. Ao fazê-lo hoje, jamais poderá saborear a fruta ao anoitecer. Ela precisa de um tempo para germinar, florescer e amadurecer o fruto. Com as nossas lembranças e emoções acontece o mesmo: levam um tempo para que sejam restauradas e libertadas!

Portanto, respeite seu tempo. A limpeza se dará na hora certa e, quando chegar o momento, você claramente sentirá que está acontecendo.

Até que isso aconteça, só faça sua parte: estude, aprofunde-se (na sua história) e pratique incansavelmente.

Deixa o resto para sua Divindade Interior, Ela com certeza sabe mais o que fazer, quando fazer e, principalmente, quando “entregar”. Essa parte do processo NÃO CABE A VOCÊ!

Ouça a ORAÇÃO ORIGINAL, pratique sem moderação e observe os resultados!

“Divino Criador, limpa em mim as memórias que eu compartilho com cada leitor deste artigo. Assim é! Assim está feito!”


Andrea Måkárian – Jornalista, facilitadora de Ho’oponopono, pós-graduada em coaching, hipnóloga ericksoniana, taróloga e terapeuta reikiana. Autora do e-book Ho’ponopono sem Mistérios e criadora da comunidade Aloha!