A visão holística sobre o início de ano e o despertar da consciência

Todos já presenciamos ou ouvimos falar sobre preparações e rituais de início de um novo ano. Mas o que será abordado neste artigo é uma visão do ponto de vista holístico sobre esse ritual de passagem e sobre a busca e necessidade constantes das pessoas por momentos de renovação.

Na visão holística, o ser humano é considerado sob a perspectiva integrada de corpo, mente e espírito. Sendo assim, com base nessa visão, o início de um novo ano leva-nos à análise desses três pilares: físico, mental e espiritual.

Como a passagem de um ano a outro entusiasma os indivíduos e os motiva a exercerem seus cuidados físicos? Como afeta ou estimula o aspecto mental? E que tipo de despertar acontece no espírito humano em razão dessa data?

É comum que, nesse período, as pessoas façam uma avaliação do que foi bom e do que não foi durante o ano que passou e procurem formas de como melhorar, estabelecendo uma série de promessas e mais promessas (mental).

Essa também costuma ser uma época em que muito se fala sobre mudanças e transições planetárias e universais, incluindo análises sobre nós, seres (viventes), e nosso propósito (espiritual) de vida.

E a parte física também entra no pacote, com juras e planos que muitas vezes não duram mais do que uma semana.

Como somos seres coletivos, recebemos também influência do que é disseminado em massa. E o réveillon é um desses assuntos coletivos. Entre propagandas, manifestações, misticismo e preparativos, no geral todos de alguma forma são arrebatados.

Mas de que maneira é possível aproveitar essa predisposição para extrair o melhor desse momento, sem banalizações e sem nos deixarmos levar pela opinião de massa?

 Ser holístico e estar completo e em equilíbrio

Início de um novo ano é, como vimos, o tempo em que fazemos acordos e promessas (conosco mesmos), assim como clamores e pedidos por uma vida melhor, com mais saúde, amigos, amores, dinheiro e tudo aquilo de que todos nós necessitamos de fato ou simplesmente queremos multiplicar em nossa existência. O que há de mal nisso? Nada. Ou quase nada.

Podemos considerar que todos esses quesitos são de fato essenciais para a vida do ser humano e estão sendo ouvidos pelo universo e captados também pelas energias que estão à nossa volta. Muitas práticas e rituais, quando aplicados de forma correta, podem auxiliar a atrair uma vida mais saudável e próspera.

No entanto, o que quero salientar para todos os que chegaram até aqui na leitura é que não devemos nos acomodar ou nos limitar às promessas e aos clamores. Precisamos utilizar esse momento como força motriz para a realização de exercícios que levem a mudanças verdadeiras. Não bastam os acordos e pedidos de fora para dentro. Fazem-se necessários movimentos e processos de dentro para fora. E o que isso quer dizer?

Quer dizer que não podemos deixar de lado ou negligenciar a importância e o valor do cuidado de nós próprios, do movimento interior. É ele que traz as reais transformações que são o combustível para resultados verdadeiros e duradouros. Cuidar-nos e nos colocarmos como seres poderosos de mente, corpo e energia, como captadores de vibrações positivas e participantes conscientes da cocriação, vivenciando a potencialidade de infinitas possibilidades e expressando nossa melhor versão para nós mesmos e para o mundo.

É exatamente isso que a reflexão e análise holística do início de um novo ano pode lhe oferecer. Pense, reflita, mude, faça diferente, abra-se para o novo e estabeleça acesso livre para boas energias e belas surpresas. Entenda a si próprio e respeite-se como ser único e valioso. Seja um ser holístico, completo e em equilíbrio.

A prática simples de terapia holística descrita a seguir pode ser aplicada no início de ano, mas também rotineiramente, assim como qualquer outro ritual destinado a promover o despertar de consciência, de forma a que possamos nos manter íntegros e únicos.

Para o corpo, um pouco de movimento e alongamento. Para a mente, sentar-se, fechar os olhos, respirar calmamente, ouvir a si mesmo e sentir do que precisa. Encontrar sua essência, reconhecer sua história, aceitar suas características individuais e dispor-se a mudar e melhorar sempre. E, para o espírito, conectar-se a algo em que acredita, seja qual for o nome que atribua (Deus, Criador, Universo ou outros). Esteja ciente: somos parte do todo e o todo é parte de nós.


Wilton Cruz – Terapeuta integrativo, pós-graduado em Naturopatia, especialista em Cristaloterapia e Numeroterapia, professor de yoga e meditação, conhecedor de ervas medicinais (fitoenergéticos) do norte do Brasil, barras de access, tameana, alinhamento de chacras, florais de Bach e cromoterapia. Criador dos métodos terapêuticos Terapia de Valor® e Sistema de Transformação de Vida através dos 7 Chacras com Cristais®.