Muitas pessoas recorrem às terapias holísticas com o objetivo de elevar o bem-estar e estabelecer o equilíbrio energético, pois são técnicas naturais e eficazes que estão se tornando cada vez mais conhecidas.
Dentre elas, o reiki xamânico tem se destacado por ter como base as filosofias xamânicas, que são fundamentadas na essência do ser humano e na sua conexão com a natureza e respeito aos seus ciclos.
Elementos como chocalhos, tambores, pedras, cristais, aromas, defumações e cantos são utilizados com a finalidade de potencializar a energia de cura emanada.
O reiki xamânico segue os mesmos preceitos do reiki tradicional de Mikao Usui, em que as energias universais são canalizadas através do terapeuta e passadas por meio da imposição de mãos para quem está recebendo.
No entanto, a técnica baseia-se nos ensinamentos ancestrais, em que vivências com os quatro elementos principais da natureza reestabelecem o equilíbrio energético, além de haver melhoras perceptíveis nos campos físico, mental, emocional e espiritual de quem recebe o reiki xamânico.
Benefícios da sessão de reiki xamânico
Dentre os principais benefícios da técnica de reiki xamânico, podemos destacar os seguintes: limpeza e realinhamento de chacras, remoção de bloqueios dos canais de circulação de energia (meridianos/nadis), melhora física, mental, emocional e espiritual/energética, relaxamento profundo, aumento da frequência vibratória do corpo, melhora de ansiedade, crises de pânico, depressão, tristeza, estresse, insônia, dores de cabeça, fibromialgia e dores em geral, aumento da autoestima, estímulo ao autoconhecimento, prevenção de doenças e melhora de doenças mentais e físicas já instaladas.
Xamanismo e o resgate dos saberes ancestrais
O xamanismo pode ser considerado um modo alternativo de ver a vida, de viver e de se relacionar com ela, que traz a conexão com a natureza como forma de vivenciar a própria espiritualidade.
Dentro do xamanismo, existe um conjunto de rituais voltados para a cura e bem-estar do ser na sua integralidade, visando ao reencontro da pessoa com seu mundo interior, através dos ensinamentos sobre o fluxo e os ciclos da natureza.
Nossos ancestrais percebiam com mais atenção esses ciclos e suas manifestações e muitos deles traziam o ensinamento de que o ser humano seria parte integrante desse universo natural. Por meio dessa conexão, procuravam manter uma perfeita harmonia com o planeta, buscando soluções e orientações para a cura de doenças e para o autoconhecimento.
Nesse contexto, o xamanismo é repleto de simbolismos e arquétipos profundos, que harmonizam e enriquecem nossas vidas. A maioria das tribos indígenas, por exemplo, tem como base premissas fundamentais como o respeito ao planeta que nos acolhe e à energia criadora, assim como às irmãs e aos irmãos (para os indígenas, somos todos parentes em algum nível). Além disso, eles abençoam e agradecem sempre, em qualquer de suas ações, pois compreendem que todas as manifestações da natureza promovem curas em nossas vidas.
Reiki e xamanismo: união de polaridades
A união da energia divina do reiki que vem do Universo (energia masculina) com a energia da nossa mãe Terra (energia feminina) nos traz a espiritualidade de forma completa.
E quando nos conectamos com essa união do todo na forma de uma iniciação (através de um curso), passamos a percebê-la sob uma nova óptica. Esse processo é visto e ritualizado como um renascimento, onde somos pai e mãe de nós mesmos e, assim, 100% responsáveis por nossas próprias ações a partir desse momento.
Qualquer pessoa pode receber energia vital através do método de reiki xamânico, que pode ser aplicado diretamente ou enviado à distância por um terapeuta iniciado.
Em uma sessão, o terapeuta atua com o propósito de transformar o sistema vital da pessoa que está recebendo a energia, por meio do alinhamento das vibrações à energia reiki, com a expansão da consciência promovida pelo contato dos elementos da natureza com os nossos sentidos.
Nessa técnica, atua-se com os símbolos de cura do reiki, além dos instrumentos de poder, das direções sagradas e de jornadas xamânicas das hierarquias de luz.
Para usar o método, é necessário que o indivíduo tenha realizado o curso do primeiro nível de reiki xamânico, de forma a estar habilitado a aplicá-lo. Já, para o envio à distância, o terapeuta reikiano deve ter sido iniciado no segundo nível da técnica, em que irá aprender símbolos sagrados específicos para esse envio.
Os cursos aliam técnicas e conhecimentos com vivências profundas, em que o terapeuta resgata sua própria conexão com o sagrado.
Através dessas vivências, o terapeuta encontra o conhecimento necessário para auxiliar as pessoas nas quais aplicará o método. Durante os cursos, os participantes também aprendem as técnicas xamânicas de cura.
O reiki xamânico pode ser aplicado sem a necessidade de retirar qualquer vestuário. É importante apenas que a pessoa que vai receber a sessão esteja com roupas claras e confortáveis.
A técnica atua independentemente do estado emocional da pessoa que a está recebendo e não tem contraindicação. Pode ser usada em qualquer lugar e a qualquer hora e também junto a outras técnicas.
Linhagens do reiki xamânico
Existem várias linhagens e origens de reiki. No Japão, Mikao Usui organizou o sistema de reiki tradicional ou reiki Usui. No Tibete, outra linhagem surgiu a partir da Usui, mas com novos símbolos, sendo que hoje temos o reiki Usui tibetano ou reiki tibetano.
Em outras partes do mundo, surgiram canalizações de técnicas e símbolos que deram origem a linhagens diversas. Entre os povos nativos, formaram-se linhagens de origem indígena, que são atualmente denominadas de reiki xamânico. Na América do Sul, surgiu através dos antigos povos guaranis, há milhares de anos, uma técnica que vem sendo chamada de reiki xamânico AmaDeus. Na América do Norte, surgiu o Ma’heo’o reiki, a partir dos antigos povos cheyennes.
Desse modo, características foram acrescentadas ao reiki xamânico, como a captação da energia telúrica (que vem da terra), além da energia cósmica universal (que vem do céu) e que também é usada nesse tipo de reiki.
Um estado de consciência expandido pode ser alcançado por meio do reiki xamânico, que traz movimentos e sons intuitivos que são comuns nos atendimentos reikianos desse tipo, assim como visualizações de animais de poder e utilização dos elementos (terra, água, fogo e ar) e de instrumentos sagrados como maracas, tambores, flautas e ocarinas, dentre outros.
Os diversos tipos de reiki encontram o mesmo propósito valendo-se de metodologias diferentes para isso, mas que igualmente beneficiam tanto os clientes quanto os próprios terapeutas.
É importante, então, ressaltar que nenhuma técnica é melhor ou pior do que outra e que cabe a quem vai ser atendido escolher o método de reiki com que sente maior afinidade.
No momento atual, de intensas transformações planetárias e individuais, o reiki xamânico possibilita profundos entendimentos e a transformação de muitos padrões de comportamento limitantes que carregamos ao longo de nossa jornada.
Dessa forma, a modificação pessoal independe do tipo de reiki xamânico com o qual o indivíduo tem contato (seja recebendo a sessão ou sendo iniciado em um curso). A expansão vibracional individual e a conexão com a energia dos mestres xamãs é que proporcionam suporte a esse movimento.
A energia do reiki xamânico, independentemente de sua linhagem, traz alta frequência e nos é presenteada pelo Universo para ampliar e aumentar a experiência humana na realidade física.
Por fim, a partir de todas essas considerações, percebemos que tanto no reiki como no xamanismo devemos trilhar o caminho do nosso coração, pois nosso Deus interior é nosso maior Mestre e Guia, aquele que nos conduz para a verdade, a compreensão e a clareza sobre o que realmente vai nos trazer o desenvolvimento e a evolução física, mental, emocional e espiritual a que nos propomos antes de reencarnar na nossa Mãe Terra.
Adriana Feijó – Psicóloga, com especialização em Psicologia Transpessoal, terapeuta de Cura Multidimensional e mestre em Reiki Xamânico. Trabalha também com tarô, cartas ciganas, ThetaHealing e barras de access.