Biocibernética bucal: disfunção da ATM relacionada ao estresse oxidativo

A biocibernética bucal foi desenvolvida pelos dentistas paulistas Mario Baldani e Denisar Figueredo, em 1970. Trata-se de um conceito sistêmico que subentende a boca humana como um sistema que espelha e influencia o estado físico, emocional, mental, social e espiritual do indivíduo.

ATM é a articulação temporomandibular, que liga o maxilar ao crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano, porque possibilita à mandíbula movimentar-se para frente, para trás e para os lados.

DTM é a disfunção ou patologia relacionada à ATM. Pessoas que sofrem de DTM podem apresentar alteração dos músculos relacionados à ATM, bruxismo (atrito espasmódico e inconsciente dos dentes) cêntrico e excêntrico, anquilose, artrite, dor na coluna, ronco, apneia, vertigem, zumbido no ouvido e má oclusão devido a perdas e desalinhamento dentários.Disfunção da articulação temporomandibular por estresse oxidativo

Estresse oxidativo e DTM

O estresse celular local leva ao desenvolvimento de disfunção da articulação temporomandibular (DTM).

Existem biomarcadores de estresse oxidativo que ajudam a detectar e prevenir a inflamação e a sintomatologia da articulação temporomandibular nas fases agudas de disfunção (DTM).

Os exames que podem auxiliar na realização do diagnóstico são os seguintes: ressonância magnética da mandíbula, Raios X, tomografia computadorizada e exames moleculares, incluindo o de saliva.

Na presença de condições inflamatórias, quando há superprodução de compostos de oxigênio reativo e uma deficiência de antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos, essa inflamação leva ao estresse oxidativo, podendo causar danos ao DNA e morte celular por apoptose, em fluido sinovial de pacientes com DTMs degenerativas.

O estresse acumulado leva à exaustão, que afeta o sistema imunológico, endócrino e comportamental da pessoa.

Prevenção

Existem fatores preventivos no desenvolvimento da DTM. De acordo com os conceitos da biocibernética bucal, o cumprimento do programa biológico, que determina qual é a postura bucal original para cada indivíduo, é imprescindível para que todo o desenvolvimento postural físico e psíquico da pessoa ocorra de forma saudável, evitando assim o surgimento de DTM.

O nascer por meio de parto natural e a amamentação funcional são etapas importantes na vida do ser humano. Quando essas etapas são desviadas, podem surgir sérias consequências para a funcionalidade e o desenvolvimento do indivíduo, em sentido amplo e, em especial, para a articulação temporomandibular.

Na biocibernética bucal, o resgate da postura bucal original é feito por meio de aparelhos ortopédicos individualizados, refazendo o equilíbrio biológico e dinâmico do ser.

O objetivo fundamental da biocibernética bucal é levar o indivíduo a uma biologia plena e lógica, por meio do resgate postural e da instrumentação conceitual.

Relato de caso

Paciente: M. L. T. de Sousa, psicoterapeuta, de 38 anos. A paciente chegou ao consultório fragilizada emocionalmente, com dores físicas, travamento na mandíbula, DTM, gastrite e má respiração, sintomas que chegavam inclusive a dificultar o sono.

Após iniciar o tratamento de biocibernética bucal, a paciente relata não sentir mais dores e nem os sintomas especificados. Dessa forma, segundo ela afirma, “no momento em que trabalhamos a parte física, o emocional também acompanha, pois o emocional reflete no físico e o físico no emocional“.


Dra. Rose Meire de Oliveira Sousa – Cirurgiã-dentista em Consultório de Biocibernética Bucal.